Imagem de fundo

A expressão tribos urbanas foi cunhada pelo sociólogo francês Michel Maffesoli para com...

A expressão tribos urbanas foi cunhada pelo sociólogo francês Michel Maffesoli para compreender um fenômeno que se constitui, segundo ele: “nas diversas redes, grupos de afinidade e de interesse, laços de vizinhança que estruturam nossas megalópoles. Seja ele qual for, o que está em jogo é a potência contra o poder, mesmo que aquela não possa avançar senão mascarada para não ser esmagada por este” (MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo na sociedade de massa. Rio de Janeiro: Editora Forense, 1998, p. 70). Em relação a esse fenômeno das tribos urbanas, NÃO é correto afirmar:
A
As tribos urbanas são também denominadas de subculturas e são constituídas de microgrupos que têm como objetivo principal estabelecer redes de relacionamentos com base em interesses comuns.
B
Essas agregações urbanas ocorrem devido à necessidade de os indivíduos serem aceitos e re-conhecidos pelos grupos que eles consideram importantes e que se tornam suas referências sociais.
C
Não se verifica nenhum tipo de coerção social nesses agrupamentos urbanos, sendo que cada membro pertencente a uma determinada tribo pode se sentir absolutamente livre para se com-portar da melhor forma que lhe convier.
D
Os indivíduos participam de uma tribo urbana para tentar superar o receio de serem excluídos. Por isso preferem ceder às pressões e às ideias do grupo em troca de segurança e de reconhe-cimento social.
E
Os membros adotam uma linguagem que é própria da tribo, incorporam roupas e acessórios e passam a ter estilos de vida semelhantes, compartilhando entre si gestos, músicas, artes, tatua-gens etc.