Sociologia (Ciências Sociais) Conceitos sociológicos

Acerca do conceito ideologia e suas diferentes concepções, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O sentido mais geral e positivo do conceito de ideologia costuma ser o de conjunto de ideias, crenças ou opiniões sobre algum ponto sujeito à discussão. Nessa definição, a ideologia de um pensador ou a teoria/ doutrina seria o corpo sistemático de ideias e o posicionamento interpretativo ante certos fatos.

  • B.

    O termo ideologia foi criado por Destutt de Tracy, filósofo e político francês, para designar um conhecimento ilusório. Por meio desse conceito, o autor explica a formação das ideias em uma sociedade desigual. Seus seguidores foram chamados de ideólogos por Napoleão Bonaparte.

  • C.

    Karl Marx e Friedrich Engels elaboraram o conceito de ideologia que se tornou o mais utilizado pelos intelectuais. Esses pensadores advertiram sobre o conhecimento ilusório que mascara os conflitos sociais. Portanto, de acordo com essa concepção, prevalece o sentido positivo de instrumento de dominação de uma classe sobre outra.

  • D.

    O fato de a ideologia ser um conhecimento ilusório significa dizer que se trata de uma mentira inventada pela classe dominante para subjugar a classe dominada. Mesmo porque os que se beneficiam dos privilégios por ela estabelecidos não estão igualmente convencidos da verdade dessas ideias.