O conceito de globalização é compreendido nos PCNs como:

O conceito de globalização é compreendido nos PCNs como:

A

um fenômeno decorrente da implementação de novas tecnologias de comunicação e informação, isto é, de novas redes técnicas que permitem a circulação de idéias, mensagens, pessoas e mercadorias, num ritmo acelerado e que acabaram por criar a interconexão entre os lugares em tempo simultâneo.

B

(...) uma formulação recente que é resultado de uma maior intensificação da consciência social relativamente à compreensão do mundo como um todo (enquanto unidade integrada, sociologicamente falando).

C

(...) mundialização do capital (ou quando se dá um contexto mais rigoroso ao termo inglês de globalização), que se está designando bem mais do que apenas outra etapa no processo de internacionalização, tal como conhecemos a partir de 1950. Fala-se, na verdade, numa nova configuração do capitalismo mundial e nos mecanismos que comandam seu desempenho e sua regulação.

D

a intensificação das relações sociais em escala mundial, que ligam localidades distantes de tal maneira que acontecimentos locais são modelados por eventos ocorrendo a muitas milhas de distância e vice-versa.

E

a reorganização das estruturas produtivas e o aumento dos fluxos comerciais e crescente mundial, no presente contexto de aceleração do desenvolvimento tecnológico.