Imagem de fundo

Segundo José Murilo de Carvalho, os direitos civis ficaram só na lei, em muitos casos, ...

Segundo José Murilo de Carvalho, os direitos civis ficaram só na lei, em muitos casos, na história da sociedade brasileira. Ele afirma que diante da nossa herança colonial o legado maior é contra os direitos civis, pois com a

A

escravidão se negava a condição humana do escravo, herdava-se uma grande propriedade de terra rural, herdava-se um Estado comprometido com o poder privado. Esses três empecilhos ainda persistem no exercício da cidadania civil.

B

república se negava, ainda, a condição humana do negro escravo, herdava-se uma propriedade de terra urbana, herdava-se um Estado comprometido com o poder privado. Esses três empecilhos ainda persistem no exercício da cidadania civil.

C

república se negava, ainda, a condição cidadã do negro, herdava-se uma grande propriedade urbana, herdava-se um Estado comprometido com o poder executivo. Esses três empecilhos ainda persistem no exercício da cidadania política.

D

escravidão se negava a condição humana do escravo, herdava-se uma grande propriedade de terra rural, herdava-se um Estado pouco comprometido com o poder executivo. Esses três empecilhos ainda persistem no exercício da cidadania política.

E

república se negava a condição humana do escravo, herdava-se uma grande propriedade de terra urbana, herdava-se um Estado pouco comprometido com o poder privado. Esses três empecilhos ainda persistem no exercício da cidadania civil.