Sociologia (Ciências Sociais) Teorias sociológicas e Autores Sociologia Clássica Émile Durkheim

“[...] as instituições não são apenas relações. Elas possuem sua própria existência, separada, desligada, ou, de qualquer forma capaz de ser desligada das relações como coisas ou pessoas. Não se deveria talvez analisar a palavra “existência” com muita severidade neste contexto; faz nos pensar nos “fatos sociais” de Durkheim, que o levaram a todos os tipos de problemas. Que seja suficiente dizer-se que as instituições podem ser “objetos” realmente muito duros, se batermos de encontro a elas, por não desempenharmos nosso papel no teatro social da vida”.

(DAHRENDORF, Ralf. A lei e a ordem. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1997). Considerando as observações de Ralf Dahrendorf, avalie as afirmações a seguir.

I. As instituições podem ser analisadas como fatos sociais, pois replicam as características exatas da análise proposta por Durkheim a respeito das sociedades complexas.

II. As instituições possuem regras e normas que retratam princípios que merecem ser observados pelos indivíduos em sua ação.

III. As instituições são aparatos ideológicos de Estados nacionais que cerceiam a liberdade por meio de políticas que retratam a dominação de classe.

É correto somente o que se afirma em

  • A. I e II.
  • B. II.
  • C. I e III.
  • D. III.