Imagem de fundo

Um grande tema debatido pela Sociologia se refere à relação entre indivíduo e sociedade...

Um grande tema debatido pela Sociologia se refere à relação entre indivíduo e sociedade. Sobre este tópico, analise as alternativas abaixo e assinale a ÚNICA verdadeira:

A

Os sociólogos são unânimes ao afirmar que as ações dos indivíduos não dependem de suas vontades ou dos significados que lhes emprestam. Pelo contrário, a maior parte do que fazemos é resultado de forças sociais que estão fora de nosso controle.

B

Segundo as teorias clássicas da Sociologia, o entendimento da noção de “indivíduo” enquanto ser que escolhe e controla ativamente as condições de sua própria vida atende apenas aos interesses burgueses e liberais.

C

Karl Marx foi fortemente criticado por ressaltar os componentes ativos e criativos do comportamento humano e não considerar os limites impostos ao mesmo pela estrutura social.

D

Émile Durkheim entendia que a estrutura social tem primazia sobre o ser individual. Para o autor, a sociedade tem uma realidade própria e ela constrange os indivíduos a adotarem determinados modos de agir, pensar ou sentir.