Sociologia (Ciências Sociais) Sociologia Aplicada e Questões Sociológicas Globalização

A tecnologia, na sociedade contemporânea, está presente em praticamente todos os setores da vida social e sua importância se verifica no âmbito das relações sociais, seja na família, na comunidade, no trabalho ou na educação. Nessa sociedade em que a inclusão digital é cada vez mais exigida, o professor, com seu papel de formador social, precisa estar preparado para atuar de maneira colabo-rativa neste processo. Com relação ao uso das tecnologias digitais no trabalho docente, NÃO é correto afirmar:
  • A. Para fazer e orientar pesquisas na Internet, é desnecessário que os professores desenvolvam habilidades técnicas e cognitivas específicas, uma vez que as informações disponíveis nesta rede eletrônica são bastante variadas em termos de qualidade e utilidade, sendo constantemente aumentadas, modificadas e replicadas.
  • B. Os cursos de formação de professores para o uso pedagógico da informática não devem se limitar ao ensino de conteúdos e habilidades específicas. É necessário também que os profes-sores adquiram uma compreensão mais aprofundada da relação entre a informática e a socie-dade, além de uma visão crítica sobre as diferentes possibilidades de uso dos computadores na educação.
  • C. O conceito de letramento digital refere-se à situação do indivíduo que, conhecedor das tecnolo-gias digitais de informação e comunicação, é capaz de utilizá-las para atuar efetivamente no seu meio social, fazer inferências e até mesmo intervir de forma a modificar esse meio.
  • D. A sociedade em rede, também chamada de sociedade da informação ou do conhecimento, con-figura-se como um espaço no qual as tecnologias de informação e de comunicação eletrônica tornaram-se recursos importantes da educação escolar e os principais elementos de inclusão e de transformação social.
  • E. A inclusão digital na educação é a condição advinda da possibilidade de acesso a equipamentos de informática e à infraestrutura da Internet, no intuito de gerar benefícios ou melhorias na vida pessoal, escolar e profissional do aluno.