(...) tem-se sempre, de um lado, o saber formulado intelectualmente, e de outro um esta...

1
Q1007371
Teclas de Atalhos
Compartilhar

(...) tem-se sempre, de um lado, o saber formulado intelectualmente, e de outro um estado de coisas que deve ser apreendido sob ele, e esse subsumir, esse produzir da relação entre a mera percepção ou constatação do estado de coisas e a estrutura conceitual de nosso saber se chama a sua explicação teórica.


(HORKHEIMER, Max. “Teoria tradicional e teoria crítica”. In: Max Horkheimer - Gesammelte Schriften. Frankfurt am Main: Fischer, 1988 [1937], v. 4, p. 167).


A teoria crítica da sociedade, desenvolvida por Max Horkheimer, Adorno e outros membros da “Escola de Frankfurt”, compreendeu a relação entre sujeito e objeto:

A

O sujeito consegue fornecer uma representação exata do objeto na medida em que, ao formularem suas teorias, os cientistas não projetam seus juízos de valor nos objetos investigados.

B

A ciência consegue realizar a identidade entre sujeito e objeto porque os fatos são mediados por representações teóricas, assim como as teorias são históricas e formadas empiricamente.

C

A identidade entre sujeito e objeto é obtida porque os cientistas, ao realizarem a seleção, observação e análise dos fatos, o fazem segundo o método compreensivo, que os permite colocarem-se no lugar dos agentes objetos de estudo.

D

A identidade entre sujeito e objeto é obtida no processo de conhecimento porque esse é sempre social, sendo os cientistas influenciados em suas escolhas por suas trajetórias, seu pertencimento de classe e suas escolhas valorativas e culturais.

E

A identidade entre sujeito e objeto é conseguida porque ambos fazem parte do mesmo sistema social, sendo a ciência um dos subsistemas, em constante interação com os demais subsistemas e também com o meio ambiente.