Imagem de fundo

Ideologia, em um sentido amplo, significa aquilo que seria ou é ideal. Este termo possu...

Ideologia, em um sentido amplo, significa aquilo que seria ou é ideal. Este termo possui diferentes significados, sendo que no senso comum é tido como algo ideal, que contém um conjunto de ideias, pensamentos, doutrinas ou visões de mundo de um indivíduo ou de determinado grupo, orientado para suas ações sociais e políticas. Especificamente na teoria marxista, o termo Ideologia está relacionado:

A
À origem e à formação das ideias tais como a razão, a vontade própria e a percepção moral. É a partir da divulgação das ideologias que os seres humanos se tornam “animais políticos”.
B
À própria formação da sociedade desde seus primórdios. A ideologia é negativa porque nasce de uma noção individualista e, por isso mesmo, imprópria para o desenvolvimento da realidade social.
C
A um conjunto de proposições elaborado, na sociedade burguesa, com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo uma hegemonia daquela classe.
D
À função de ser um ‘cimento’ social, ou seja, ser uma estrutura que sustenta a própria condição de interação e manutenção da sociedade, possibilitando a participação integral de seus componentes à vida social.