Imagem de fundo

Ao analisar o fenômeno da dominação e suas distintas formas de legitimação na sociedade...

Ao analisar o fenômeno da dominação e suas distintas formas de legitimação na sociedade, Max Weber menciona uma situação em que o quadro administrativo é composto por “servidores [que] são recrutados em completa dependência pessoal do senhor, seja sob a forma puramente patrimonial [...] ou extrapatrimonial, de camadas não totalmente desprovidas de direitos [...]. Sua administração é totalmente heterônoma e heterocéfala”.

(WEBER, M. In: COHN, G. (Org.). Max Weber. Sociologia. São Paulo: Ática, 1979).

De acordo com a teoria de Max Weber, tal quadro administrativo corresponde:

A

à dominação legal em virtude do estatuto, cuja ideia básica é a de que qualquer direito pode ser criado e modificado mediante um estatuto sancionado corretamente quanto à forma.

B

à dominação tradicional em sua forma patriarcal. Segundo Weber, nessas situações, o domínio é tratado como um direito corrente de exercício do senhor.

C

à dominação tradicional em sua forma estamental, na qual os servidores não o são pessoalmente do senhor, e sim, pessoas independentes, de posição própria que lhes angaria proeminência social.

D

à dominação de classe que historicamente assumiu a forma de dominação oligárquica baseada na propriedade da terra, como o coronelismo no Brasil e o mandarinato na China.