Imagem de fundo

Considere que, numa situação hipotética, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu realiz...

1
Q1007377
Teclas de Atalhos
Compartilhar

Considere que, numa situação hipotética, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu realizar uma pesquisa sobre o perfil dos indivíduos com mais de 50 anos residentes em Macapá. O objetivo é coletar informações como subsídio para a elaboração de um projeto de prevenção da obesidade nesta faixa etária. Decidiu-se realizar a pesquisa com os usuários das unidades de saúde da rede municipal. Serão abordados tópicos como hábitos alimentares, frequência de atividade física e histórico médico familiar. Questionários com perguntas fechadas serão entregues para todos os indivíduos na faixa etária indicada que forem atendidos nas unidades de saúde, devendo ser devolvidos na recepção ao fim do atendimento. Após o encerramento do período de coleta de dados, os questionários serão encaminhados para a área responsável pela pesquisa, a fim de que ocorra a digitação dos dados.


Quanto à pesquisa descrita acima,

A

trata-se de pesquisa populacional, pois seu universo é o conjunto dos habitantes do município de Macapá.

B

a técnica de pesquisa empregada permite a coleta de informações minuciosas, pois, ao preencher os questionários, os respondentes podem discorrer livremente sobre os assuntos em questão.

C

a entrega do formulário a todos os usuários com mais de 50 anos garantirá que não exista viés na amostra e que o perfil dos respondentes reproduza o perfil da população geral.

D

a pesquisa pode ser categorizada como qualitativa, porque pretende descobrir hábitos e rotinas dos entrevistados.

E

a fim de garantir a representatividade dessa pesquisa, é necessário um levantamento prévio da proporção de munícipes na faixa etária considerada que utilizam as unidades de saúde.