Imagem de fundo

“Em um mundo inteiramente globalizado, no qual as identidades tendem a perder suas refe...

“Em um mundo inteiramente globalizado, no qual as identidades tendem a perder suas referências locais, devemos nos perguntar a respeito do lugar onde toma forma a criatividade cultural. Trata-se, em suma, de pensar conjuntamente as três relações duais e problemáticas entre identidade e lugar, cultura e lugar, identidade e cultura”. AGIER, Michel. Distúrbios identitários em tempos de globalização. Mana, v. 7, n. 2, p. 7-33, 2001. Ao estudar as identidades culturais em um mundo globalizado, o(a) Sociólogo(a) precisa considerar que
A
existem múltiplas escalas a ser compreendidas pela diversidade dos contextos e situações que caracterizam a relação entre o local e o global.
B
existem peculiaridades que não dialogam com o processo de globalização, exigindo dos observadores uma desconstrução metodológica do comportamento nativo.
C
existem poluições que precisam ser tratadas para que as identidades locais possam ser estudadas a partir das suas ancestralidades.
D
existem conexões que caracterizam um processo global de transformação das sociedades locais no interior de um sistema que elimina a identidade cultural.