Imagem de fundo

“A investigação quantitativa tem como campo de práticas e objetivos trazer à luz dados,...

“A investigação quantitativa tem como campo de práticas e objetivos trazer à luz dados, indicadores e tendências observáveis. Deve ser utilizada para abarcar, do ponto de vista social, grandes aglomerados de dados, de conjuntos demográficos, por exemplo, classificando-os e tornando-os inteligíveis por meio de varáveis. A investigação qualitativa trabalha com valores, crenças, representações, hábitos, atitudes e opiniões. Adequa-se a profundar a complexidade dos fenômenos, fatos e processos particulares e específicos de grupos mais ou menos delimitados em extensão e capazes de serem abrangidos intensamente” (MINAYO, M. C.; SANCHES, O. Quantitativo-Qualitativo: oposição ou complementaridade? Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 9 (3): 239-262, jul/set 1993. Com adaptações).

As Ciências Sociais lançam mão de métodos quantitativos e qualitativos, descritos sinteticamente no texto acima. Considerando essas definições, assinale a alternativa correta.

A
Em ciências sociais, o pesquisador deve, obrigatoriamente, optar por pesquisas quantitativas ou pesquisas qualitativas, dada a incompatibilidade entre os dois métodos.
B
O método quantitativo, por utilizar instrumentos matemáticos, consegue apreender a totalidade das dimensões dos fenômenos sociais.
C
O método Pesquisa de Survey se refere a um tipo particular de pesquisa social qualitativa.
D
A principal característica da pesquisa quantitativa está em seu potencial de generalização dos resultados obtidos, desde que a amostra seja representativa.
E
O estudo de caso é uma técnica clássica nas análises quantitativas.