Sociologia (Ciências Sociais) Sociologia Aplicada e Questões Sociológicas

O texto abaixo apresenta uma definição de movimento social:

 Em relação aos movimentos sociais, NÃO é correto afirmar:

  • A. Na sociedade atual, os movimentos sociais atuam também por meio de redes sociais locais, nacionais e internacionais, utilizando-se largamente das tecnologias de informação e comunica-ção como, por exemplo, computadores conectados à Internet.
  • B. Os movimentos sociais considerados progressistas atuam segundo uma agenda emancipatória, realizam diagnósticos sobre uma determinada realidade social e constroem propostas de mu-danças de acordo com estes estudos, visando melhorar a condição dos setores que represen-tam.
  • C. Os movimentos sociais precisam ser compreendidos unicamente em suas crenças e valores co-muns, sem necessidade de considerar as estruturas sociais nas quais os movimentos se mani-festam, pois cada sociedade ou estrutura social representa um cenário ou um contexto histórico diferente e não influencia neste tipo de ação coletiva.
  • D. Os movimentos sociais representam forças sociais organizadas que unem os indivíduos não apenas como uma força-tarefa, isto é, uma mera aglomeração de pessoas, mas sim como um campo de atividades e experimentação social, sendo que essas atividades são fontes geradoras de criatividade e inovação.
  • E. Os movimentos sociais são ações coletivas de caráter sociopolítico e cultural que viabilizam di-ferentes formas de organização popular e de expressão de suas demandas. Essas ações adotam diferentes estratégias que vão desde uma denúncia até mesmo a pressões diretas e indiretas sobre setores da sociedade e autoridades públicas.