Imagem de fundo

A sociedade contemporânea, também denominada sociedade da informação e do conhecimento,...

A sociedade contemporânea, também denominada sociedade da informação e do conhecimento, ou ainda a sociedade em rede, caracteriza-se, sobretudo, por seus métodos de acessar, processar e distribuir informações e conhecimentos e também por produzir, em seu âmbito, novos costumes, no-vos estilos de vida, novos modelos de organização social como, por exemplo, as redes e comunidades virtuais, o comércio eletrônico, a educação à distância, dentre outras formas de sociabilidade. A res-peito dessas características da sociedade atual, NÃO é correto afirmar:
A
O trabalho passou a ser organizado em novas profissões ligadas à comunicação, à informação e à tecnologia. No entanto, para outros profissionais, o trabalho se tornou escasso e impossibili-tado, já que as máquinas, dotadas de alta tecnologia, tomaram conta do setor de produção de bens e de serviços, substituindo mão-de-obra e exigindo que os funcionários sejam dotados de um conhecimento técnico cada vez mais avançado e específico.
B
Com as tecnologias de informação e comunicação e a estruturação da sociedade em rede, houve uma centralização do processo de produção e divulgação de informações, em que apenas um pequeno e seleto grupo de pessoas está autorizado a produzir ideias e opiniões sobre os diver-sos assuntos que permeiam a vida social e disponibilizá-las na Internet.
C
A rede social compreende um conjunto de dois elementos: o primeiro são as pessoas, as insti-tuições ou os grupos que desejam interagir ou se comunicar; o segundo elemento são as suas conexões e interações comunicativas. A Internet é o meio que permite a constituição dessa rede intermediada pela ferramenta ou dispositivo que é o computador.
D
A internet tornou o cidadão potencialmente mais participativo e agente comunicador. Ele não só passou a ter acesso maior à informação como pôde participar dela diretamente, opinando e in-teragindo ao mesmo tempo em que a recebe.
E
A capacidade dos meios eletrônicos de comunicação que mais se destaca na sociedade atual é a de proporcionar um encurtamento das distâncias geográficas, eliminando barreiras nacionais e ideológicas, promovendo a desterritorialização e a utilização de uma linguagem universal cen-trada no uso dos computadores.