Imagem de fundo

A trajetória da produção sociológica brasileira é uma prova de que ela se constitui dis...

A trajetória da produção sociológica brasileira é uma prova de que ela se constitui disciplina no debate entre diferentes concepções teóricas responsáveis por respostas a questões que a sociedade se coloca em momentos diversos e, por isso, não está livre de contradições. A história das ciências sociais no Brasil atesta a vitória de uma estratégia de afirmação quando o quadro social e político do país era adverso, como apontam Vianna, Carvalho e Melo (1995). A sociologia no Brasil demonstra, paradoxalmente, que as condições de democracia para uma ciência com baixo prestígio social e mercado profissional escasso não foram decisórias, pois ela se cria e se expande mesmo assim. Sobre a expansão e afirmação da sociologia enquanto ciência e disciplina no Brasil, é correto afirmar que
A
os cursos secundários abrigaram a disciplina antes da sociologia ser considerada disciplina acadêmica em cursos do ensino superior. Só mais tarde surgem cursos superiores de ciências sociais e de sociologia e política.
B
as mudanças na sociedade rural e urbana com movimentos sociais pela terra, messiânicos, estudantis, operários e questões ligadas às minorias indígena, negra e migrante eram temas proibidos em sociologia brasileira.
C
o desenvolvimento da pesquisa sociológica e a formação de quadros intelectuais e técnicos para pensar o Brasil e dar suporte às políticas públicas só começaram a acontecer a partir da Nova República e do processo de redemocratização política.
D
a centralização do sistema educacional no país, a partir do Estado Novo, e a reforma do ensino levam a sociologia a ser considerada disciplina do núcleo comum, posição que ela ocupa até hoje, juntamente com as matérias de conteúdo básico.