Imagem de fundo

Atente para o que se diz a seguir sobre Sociologia: “A sociologia se distingue por obse...

Atente para o que se diz a seguir sobre Sociologia: “A sociologia se distingue por observar as ações humanas como elementos de figurações mais amplas; ou seja, de uma montagem não aleatória de atores reunidos em rede de dependência mútua (dependência considerada o estado no qual a probabilidade de que a ação seja empreendida e as chances de seu sucesso se alterem em função do que sejam os atores, do que façam ou possam fazer). Assim, figurações, redes de dependência mútua, condicionamentos recíprocos da ação e expansão ou confinamento da liberdade dos atores estão entre as mais preeminentes preocupações da sociologia”. BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a sociologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.

A análise de Zygmundo Bauman e Tim May compreende que a Sociologia é uma ciência que

A
se preocupa em compreender os homens em seus processos de interações, entre liberdade e dependência, construídos socialmente de diferentes maneiras, possibilidades e condicionamentos mútuos.
B
estuda os atores sociais em suas vivências individualizadas, em que cada indivíduo constitui seus interesses e posições sociais, constituindo, assim, o sentido de sua existência individual.
C
busca apreender as coletividades sociais autônomas em seus processos de reprodução e de afirmação regidos por leis autogeridas que estabelecem e definem a ação de cada indivíduo.
D
se preocupa com a vida de cada sujeito social e de sua ação livre autônoma no mundo a partir da qual afirma seus interesses individuais sobre os demais em um sistema de gestão dos egoísmos.