Questão 1140438 - Teorias sociológicas e Autores

Concurso:

Cargo:

Banca:

Nível:

Sociologia (Ciências Sociais) Teorias sociológicas e Autores

O Brasil possui uma das dez maiores diferenças salariais do mundo entre o nível operacional e o alto escalão das empresas, de acordo com um estudo da consultoria Mercer, que analisou salários em 75 países. No Brasil, um profissional com um cargo de liderança, como gerência ou diretoria de departamento, recebe quase 14 vezes o salário de um funcionário de nível operacional, como operadores de máquinas. Isso faz do Brasil o décimo país com a maior diferença entre um nível e outro.

(Acessível em https://economia.uol.com.br/noticias/valor-online/2013/05/28/ brasil-tem-uma-das-maiores-diferencas-salariais-entre-a-base-e-o-topo.htm)

Considerando os dados e as informações do texto, selecione a alternativa correta.

  • A.

    Os dados da notícia justificam a concepção de solidariedade orgânica, sustentando a divisão do trabalho, de acordo com Émile Durkheim.

  • B.

    A ditadura do proletariado defende a divisão do trabalho entre atividades operacionais e de liderança, inspirada em Karl Marx.

  • C.

    As diferenças salariais entre atividades operacionais e de liderança promovem a justiça social, conforme Max Weber.

  • D.

    As diferenças salariais extremas na remuneração do trabalho estão de acordo com a ética protestante, segundo Émile Durkheim.

  • E.

    A divisão do trabalho entre atividades operacionais e de liderança constitui instrumento de alienação, na perspectiva de Karl Marx.