Imagem de fundo

Considere as afirmativas abaixo.I - O interacionismo simbólico surge de uma preocupaçã...

Considere as afirmativas abaixo.



I - O interacionismo simbólico surge de uma preocupação com a linguagem e com o significado. Um símbolo é algo que representa outra coisa. Gestos ou formas de comunicação não-verbais são também símbolos. Grande parte dos sociólogos se fundamenta nessa abordagem teórica porque, além de contribuir para a percepção profunda da natureza de nossas ações, no decorrer da vida social cotidiana, essa abordagem está capacitada para trabalhar as questões maiores do poder e da estrutura dentro da sociedade, avaliando como eles servem para restringir a ação individual.



II - O funcionalismo sustenta que a sociedade é um sistema complexo, cujas diversas partes trabalham conjuntamente para produzir estabilidade e solidariedade. De acordo com essa abordagem, a disciplina de Sociologia deveria investigar a relação das partes da sociedade umas com as outras, e com a sociedade como um todo. Uma crítica comum ao funcionalismo é a de que ele enfatiza desnecessariamente fatores que conduzem à coesão social, às custas daqueles que produzem divisão e conflito. Durante muito tempo o pensamento funcionalista foi possivelmente a tradição teórica dominante na Sociologia, principalmente nos Estados Unidos; Talcott Parsons e Robert Merton, ambos se baseando extensivamente em Max Weber, foram dois de seus maiores seguidores.



III - Os sociólogos que empregam teorias do conflito ressaltam a importância de estruturas dentro da sociedade. Eles também antecipam um modelo abrangente para explicar como a sociedade funciona. Os teóricos do conflito, porém, rejeitam a ênfase funcionalista no consenso; em vez disso, destacam a importância das divisões na sociedade. Muitos teóricos do conflito remontam suas concepções aos escritos de Marx, cuja obra enfatizou o conflito de classes.



Assinale a alternativa correta.


A

Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

B

Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

C

Somente a afirmativa III é verdadeira.

D

Somente a afirmativa I é verdadeira.

E

Todas as afirmativas são verdadeiras.