Na obra A ideologia alemã, os autores refletem sobre as diversas fases da divisão do tr...

Na obra A ideologia alemã, os autores refletem sobre as diversas fases da divisão do trabalho em uma nação, implicando em diferentes formas de propriedade. São elas:

A

propriedade feudal, baseada no conceito de propriedade privada; propriedade dos meios de produção, cindindo a sociedade entre burgueses e classe operária.

B

propriedade hereditária, firmada a partir das profissões e da linhagem; propriedade feudal, marcada pela reciprocidade entre o servo e o senhor feudal.

C

propriedade tribal, pressupondo grande quantidade de terras incultas; propriedade comunal e estatal, reunindo várias tribos para formar uma cidade; propriedade feudal, formada por pequenos camponeses servos da gleba.

D

propriedade tribal, contendo todas as necessidades materiais e sociais plenamente satisfeitas; propriedade patrimonial, baseada nas heranças e nos vínculos de poder historicamente construídos.

E

propriedade feudal, marcada pelos estamentos, via vassalagem; propriedade privada, submetida às relações de poder entre nobres e clero; propriedade pública, originada na constituição do Estado Moderno.