Sociologia (Ciências Sociais) Teorias sociológicas e Autores

O Positivismo, primeira corrente teórica sistematizada do pensamento sociológico, derivou do cientificismo, ou seja, da crença no poder absoluto e exclusivo da razão humana de conhecer a realidade e traduzi-la na forma de leis naturais. O pensamento positivista
  • A. reconhecia que os princípios do mundo físico e do mundo social diferiam entre si quanto à essência, mas assumia que as leis naturais aplicavam-se indistintamente aos fenômenos naturais e às questões humanas.
  • B. apontava as leis sociais como a base da regulamentação da vida humana, da natureza como um todo e até mesmo do próprio universo.
  • C. foi inspirado no método de investigação das ciências naturais e postulava que se identificassem, nas relações sociais, as mesmas relações e princípios que os cientistas naturais utilizavam para explicar a vida natural.
  • D. teve seu método de investigação transformado em um pólo de repulsão para os cientistas sociais, em decorrência do sucesso das descobertas feitas pelas ciências naturais — Biologia, Física, Química — e sua aplicação na produção material e até mesmo no controle das forças da natureza.