Imagem de fundo

Com os avanços tecnológicos em todas as áreas do conhecimento, a explosão de produção d...

Com os avanços tecnológicos em todas as áreas do conhecimento, a explosão de produção de informação se tornou fato atrativo para os cibercriminosos. Enquanto uns profissionais se preocupam em criar produtos e serviços para melhorar a qualidade de vida da população, outros se preocupam, de forma ilícita, em se beneficiar com a obtenção de dados e informações, cujas vendas podem se transformar em verdadeiras fortunas. Para evitar isso, as práticas de cibersegurança são fundamentais para que os dados e informações, pessoais ou empresariais não “caiam em mãos erradas”. Assim, quais os principais tipos de ameaças que a cibersegurança visa combater?

A

Crime virtual, em que uma pessoa ou grupo invade e utiliza os sistemas para tentar obter dados de terceiros; ataque cibernético, em que se faz a coleta de dados relevantes por causas políticas internas às empresas; terrorismo cibernético, cujo objetivo é deletar sistemas eletrônicos, gerando pânico e medo.

B

Crime virtual, como roubo, furto, estelionato, injúria, difamação, caracterizado como vingança a outrem; ataque cibernético, em que se faz a coleta de dados relevantes por causas políticas; terrorismo cibernético, cujo objetivo é deletar sistemas eletrônicos, gerando pânico e medo.

C

Crime virtual e ataque cibernético, que podem ser combatidos com uso de firewall, modem, roteador e ransomware, o qual bloqueia arquivos de usuários e ameaça apagá-los, a menos que um resgate seja pago.

D

Crime virtual, em que uma pessoa ou grupo dificulta o uso de sistemas para tentar obter algum tipo de ganho financeiro por meio das invasões; ataque cibernético, em que se faz a coleta de dados relevantes; terrorismo cibernético, cujo objetivo é afetar sistemas eletrônicos, gerando pânico e medo.

E

Crime virtual e ataque cibernético, que podem ser combatidos com uso de firewall, modem, roteador e adware, o qual é usado para espalhar algum tipo de malware.