A respeito das definições da Arquitetura 3 Esquemas dadas por Elmasri & Navathe (ELMASRI, R.; NAVATHE, S.B. Sistemas de Banco de Dados. 4º Ed. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2005), selecione dentre as afirmações abaixo a CORRETA:
Os esquemas a que esta arquitetura se refere são: Esquema Interno, Esquema Externo e Esquema Relacional, sendo este último responsável pelas definições de dados que serão armazenados dentro do SGBD.
Ela explica melhor a independência de dados, ou seja, a capacidade de se alterar um dado sem que o registro que o possui sofra qualquer alteração em sua estrutura.
A maioria dos SGBDs (Sistemas de Gestão de Bases de Dados) não possuem os aspectos necessários para a separação dos três níveis completamente, mas ainda assim suportam a arquitetura de três esquemas de alguma forma, auxiliando assim o usuário especializado a visualizar tais níveis de forma conveniente.
Apesar de possuir um esquema externo, um SGBD com essa abordagem não possui a capacidade de oferecer o suporte a múltiplas visões de usuários, já que este esquema diz respeito a interfaces de programas que têm acesso ao banco como APPs, sites e softwares para desktops.
Mapeamento é a denominação que se dá para as conexões entre as entidades do esquema lógico. Desta forma, garante-se que o que está sendo requisitado no nível externo será recuperado no nível conceitual e vice-versa.