O Processo Unificado (Unified Process ou simplesmente UP) é um modelo de processo de desenvolvimento de software prescritivo, iterativo e incremental, o qual organiza o desenvolvimento em fases e disciplinas. A figura a seguir ilustra o ciclo de vida do UP. Um dos princípios fundamentais do UP é o balanceamento dinâmico entre atividades de diferentes disciplinas ao longo das fases.
Considerando a figura apresentada, marque a opção que descreve, corretamente, a característica que distingue o UP de outros modelos prescritivos.
Os casos de uso direcionam as iterações enquanto a arquitetura é estabilizada progressivamente, com disciplinas sendo enfatizadas de forma não uniforme ao longo das fases. Essa abordagem permite que a maioria dos riscos técnicos sejam mitigados antes da fase de Construção.
O UP concentra-se unicamente na criação rápida de protótipos descartáveis durante todas as fases. A arquitetura é intencionalmente deixada em segundo plano, com foco principal na obtenção de feedback imediato dos envolvidos (stakeholders) através de demonstrações frequentes.
As fases pré-definidas não devem ser rígidas a ponto de não permitir que as disciplinas sejam reorganizadas livremente conforme as necessidades do projeto, principalmente aquelas necessidades apresentadas pelo “dono do produto” (product owner).
O UP exige que a maior parte dos artefatos sejam elaborados antes do início da codificação. Antes da fase de Construção devem ser finalizados os artefatos, tais como: Documento de Visão, Modelo de Casos de Uso e a Especificação Arquitetural.