Em virtualização, utilizam-se termos derivados dos conceitos de convidado e anfitrião. Com isso, o sistema operacional em execução em uma máquina virtual (VM) pode ser chamado de convidado, hóspede ou guest, enquanto que o sistema instalado sobre o hardware e real é chamado de anfitrião, hospedeiro ou host. Sobre virtualização, é correto afirmar que
em um sistema virtualizado, não podemos utilizar máquinas virtuais com sistemas operacionais diferentes. Deve ser utilizado o mesmo sistema operacional em todas VMs, sob pena de perda de dados.
uma dificuldade muito grande em máquinas virtuais é recuperar o sistema em caso de falhas, não sendo ideais para análise e depuração de desenvolvimento.
uma das vantagens que podemos ter em um sistema virtualizado é a possibilidade de utilizar programas desenvolvidos para outro sistema operacional, sem a necessidade de reiniciar o sistema ou recorrer a uma outra máquina, sendo que uma única máquina pode executar várias funções em diferentes sistemas operacionais.
em máquinas virtuais, temos um maior custo envolvendo hardware e eletricidade, pois, para virtualizar, precisamos de hardwares específicos.
os processadores de computadores que vão servir como máquina virtual devem ser dotados apenas de tecnologia RISC (Reduced Instruction Set Computer), pois têm maior poder computacional.