No que tange à abstração de dados, um sistema de BD deve garantir uma visão totalmente abstrata do banco de dados para o usuário, ou seja, para esse usuário pouco importa qual unidade de armazenamento está sendo usada para guardar seus dados, desde que estes estejam disponíveis no momento necessário.
A figura abaixo tem por foco a abstração do BD em três níveis.
De acordo com a figura, destacam-se três níveis:
I. Este nível é o de mais alto nível de abstração, correspondendo a um modelo que independe da implementação em um SGBD. No contexto do projeto de BD, emprega uma técnica de modelagem baseada na representação por meio do diagrama entidade-relacionamento.
II. Este nível refere-se a uma descrição do BD, correspondendo a um modelo que considera a abstração na visão do usuário do SGBD. Pode-se concluir que o projeto depende do SGBD em uso, além de definir como será a implementação em um SGBD específico.
III. Este nível é o nível mais baixo de abstração, correspondendo a um modelo que descreve como os dados estão realmente armazenados. Pode-se concluir que engloba estruturas complexas de baixo nível e descreve os detalhes completos do armazenamento de dados e o caminho de acesso ao banco de dados.
Nessas condições, os níveis I, II e III são denominados, respectivamente:
conceitual, lógico e físico
conceitual, físico e lógico
lógico, conceitual e físico
lógico, físico e conceitual