As Redes Virtuais Locais (ou VLANs) têm como uma das principais motivações a falta de isolamento de tráfego na camada de enlace e a facilidade para gerenciar grupos de usuários. Em uma VLAN baseada em portas, as portas (interfaces) do comutador da camada de enlace (switches) são divididas em grupos lógicos pelo gerente de rede, associando usuários a grupos específicos.
KUROSE, J. F. e ROSS, K. - Redes de Computadores e a Internet. 6. ed. São Paulo: Pearson, 2014.
Em relação às VLANs, assinale a alternativa correta.
Ao utilizar portas de tronco, o formato da mensagem na camada de enlace (quadro) segue a mesma especificação padrão Ethernet 802.1, sem alterações no formato.
Apesar de várias vantagens relacionadas ao isolamento de tráfego e ao gerenciamento de grupos, as VLANs são responsáveis por aumentar o tráfego broadcast total de todas as portas de um switch.
A única forma de configurar redes virtuais é através de portas dos switches, não sendo possível, por exemplo, definir grupos virtuais a partir de endereços IPs ou endereços MACs das interfaces de redes dos computadores.
Uma porta de tronco, configurada em switches diferentes e conectados entre si, permite a comunicação entre dois computadores distintos conectados em cada um dos switches e pertencentes ao mesmo grupo lógico.
Mensagens broadcast de descobertas de servidores DHCP e de mapeamento de endereços IP/MAC através do protocolo ARP são transmitidas para todos os grupos de um mesmo switch, independentemente do grupo ao qual o computador que transmitiu tais mensagens faz parte.