Na engenharia semiótica utilizada em IHC, a atividade de análise de contexto de uso de um produto de
software pode ser vista como um meio de completar a primeira parte da metamensagem do designer
para o usuário: “Este é o meu entendimento, como designer, de quem você, usuário, é, do que aprendi
que você quer ou precisa fazer, de que maneira prefere fazer, e por quê…”. Com relação à análise de
contexto de uso, é Incorret o afirmar que
A
quando designers analisam objetivos dos usuários para resolverem seus problemas, eles geralmente
encontram soluções de design bem diferentes e muitas vezes melhores e mais criativas do que
quando analisam as tarefas em termos das ações que esses usuários realizam.
B
embora as personas sejam fictícias, isto é, não correspondem a uma pessoa real, elas devem ser
definidas com rigor e detalhes para representar usuários típicos do software a ser desenvolvido.
C
os atores, que são um dos elementos que caracterizam os cenários (de scenario, em inglês,conforme
proposto por Rosson e Carrol no livro: Scenario-Based Development of Human-Computer
Interaction), podem ser descritos por personas que, por sua vez, podem ser caracterizadas, dentre
outros elementos, por tarefas que podem ser descritas por cenários.
D
o estudo de campo, uma das técnicas utilizadas para coletar dados e levantar os requisitos dos
usuários, pode ser feito com a utilização de questionários quando o acesso ao ambiente real onde
os usuários realizam suas atividades é difícil ou dispendioso.