Toda religião aparece como um caminho que conduz o ser humano ao transcendente. O transcendente é o que está além do conhecimento concreto e que não se baseia somente em dados e conclusões metódicas.
https://www.significados.com.br/transcendente/
Com base na ideia do transcendente, é correto afirmar:
Uma revelação, inspirada ou não no Transcendente, reforça a autoridade do discurso religioso, fundamentada na experiência mística do emissor, o qual a transmite como verdade do Transcendente para o povo.
O Transcendente é a entidade ordenadora e o senhor absoluto de todas as coisas; o qual, por meio de revelações sagradas, se manifesta impreterivelmente, através de deidades masculinas.
A participação na natureza do Transcendente é entendida como graça e glorificação, respectivamente no tempo e na infinidade; o que reforça a característica mística da materialização do Transcendente nas forças da natureza.
Os diversos conceitos de Transcendência integrados nas religiões colaboram para a compreensão do formato e os motivos que levam a acontecer às variadas práticas ritualísticas, facilitando, então, o entendimento do sentido dos textos religiosos em seus diferentes tempos e espaços.
A Teologia corresponde no conjunto de afirmações e conhecimentos elaborados pela religião e repassados para os fiéis sobre o Transcendente, de um modo organizado ou sistematizado, visando, preferencialmente, o desenvolvimento da agremiação religiosa e garantindo o sucesso deste empreendimento.