O Budismo é uma religião universal, com milhões de adeptos em várias partes do mundo. Trata-se de uma das mais tradicionais e fascinantes religiões. Tem uma rica história e uma geografia impressionante.
Dentre as principais características do Budismo, é correto destacar:
É considerada uma religião porque os Ensinamentos de Buda são voltados para a crença em torno da divindade, único meio de se alcançar a redenção.
É uma religião ateísta, que não acredita em um deus supremo ou em qualquer outra divindade. Condena qualquer tipo de crença em torno da divindade e desestimula a busca pela divindade, refutando as demais religiões, das quais se diferencia por não apresentar um corpo sacerdotal.
O budismo utiliza a meditação como forma de autoconhecimento. Sendo assim, quando o indivíduo conhece a si mesmo, passa a enxergar a vida e as pessoas de outra forma, entendendo as raízes do seu sofrimento e suas práticas nocivas a ele mesmo e ao outro.
A filosofia budista condena a posse e propriedade de bens materiais e riquezas. O budismo não admite a propriedade privada aos seus adeptos. O sofrimento está no apego a esses bens e a vontade insaciável de querer além do que já possui.
Não é considerada uma religião, mas sim uma filosofia, pois nega a existência de Deus e responsabiliza o homem pelo seu próprio destino. É nesse contexto que se vislumbra o conceito de Kundun, onde todas as ações geram consequências boas ou ruins para esta e outras reencarnações.