“Nos últimos 200 anos, novos movimentos religiosos floresceram. Nunca houve tanta diversidade de correntes religiosas como agora. Em países que receberam múltiplas influências culturais, como o Brasil, sincretismos e crenças originais enriquecem a experiência da humanidade. O pluralismo religioso é uma característica marcante do País. Muitos segmentos têm sua fé marcada em tradições milenares, como a consciência de Krishna, conhecida mundialmente entre outras religiões. É sempre difícil respeitar o que não conhecemos. E, quando tratamos do complexo mundo das crenças, experimentamos dificuldades de compreensão, entendimento e respeito às religiosidades alheias. Daí a importância do diálogo, pois é ele que nos permite a troca, o conhecimento e o reconhecimento das vivências religiosas dos outros.” (Diversidade religiosa. Raga Bhumi em “extra.globo.com”, 13/09/11)
Infere-se do texto que
Os sistemas de ensino ouvem entidade civil, constituída pelas diferentes denominações religiosas, para a definição dos conteúdos do ensino religioso.
PORQUE
O Ensino Religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural-religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.
É correto afirmar que
as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
as duas afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
a primeira afirmativa é verdadeira e a segunda, falsa.
a primeira afirmativa é falsa e a segunda, verdadeira.
tanto a primeira quanto a segunda afirmativa são falsas.