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Alteridade (Frei Betto)O que é alteridade? É ser capaz de apreender o outro na plenitud...

Alteridade (Frei Betto)


O que é alteridade? É ser capaz de apreender o outro na plenitude da sua dignidade, dos seus direitos e, sobretudo, da sua diferença. Quanto menos alteridade existe nas relações pessoais e sociais, mais conflitos ocorrem. A nossa tendência é colonizar o outro, ou partir do princípio de que eu sei e ensino para ele. Ele não sabe. Eu sei melhor e sei mais do que ele (...). Dentro desse quadro, o desafio que se coloca para nós é como transformar as instituições pilares da sociedade em que vivemos: Família, Escola, Estado (o espaço do poder público, da administração pública), Igreja (os espaços religiosos) e Trabalho. Como torná-los comunidades de resgate da cidadania e de exercício da alteridade democrática? O desafio é transformar essas instituições naquilo que elas deveriam ser sempre: comunidades. E comunidades de alteridade. .

Tendo como responsabilidade a formação para a alteridade, o papel do Ensino Religioso na educação formal das pessoas e da sociedade é ampliada, devido, exceto:

A

Sua compreensão como área do conhecimento: a construção do Ensino Religioso deve ser fundamentada no respeito à diversidade cultural e religiosa do Brasil, marcada pelas tradições religiosas de matriz afro, indígena, ocidental e oriental.

B

Seu caráter inter-religioso: o Ensino Religioso, pensado para além das perspectivas das tradições religiosas hegemônicas, passa a se estruturar a partir da escola, concebido como lugar privilegiado para o exercício e construção das bases da cidadania e a desenvolver-se na perspectiva da construção do conhecimento religioso.

C

Seu dinamismo confessional: educação e propagação para a fé cristã, formando cristãos conscientes de sua responsabilidade na missão da expansão da Igreja cristã e para saber dar testemunho cristão na sociedade.

D

Seu caráter existencial: destacar o fenômeno religioso como a busca pelo sentido da vida além morte. Nessa busca, a humanidade formula respostas possíveis. Em função delas, propõem-se os pressupostos para a organização e seleção de conteúdos para o Ensino Religioso na escola, com os eixos organizadores e seus conteúdos, o tratamento didático e os pressupostos para avaliação.