Imagem de fundo

“Com a separação do Estado e da Igreja na primeira Constituição da República (1891), a ...

1
Q1697038
Teclas de Atalhos
Compartilhar
Ano: 2020
Prova: UNESC - Prefeitura - Professor - Área: Ensino Religioso - 2020

“Com a separação do Estado e da Igreja na primeira Constituição da República (1891), a realidade das religiões afro-brasileiras não mudou. Os grupos que defenderam o Estado Laico (republicanos, protestantes e positivistas) pertenciam à elite política que havia construído os discursos etnocêntricos (...). Nessa fase, encontramos a primeira influência do não reconhecimento sociocultural das religiões afro-brasileiras como religião causada pelo racismo da época.”


(VELECI, Nailah Neves. De religiões a povos: a luta pelo reconhecimento dos direitos dos povos de terreiro. In: CUNHA FILHO, F.; BOTELHO, I.; SEVERINO, José. (Org.) Direitos Culturais. Salvador: EDFUBA, 2018, p. 81-82).


Considerando o assunto, observe as afirmativas a seguir:


I. As religiões afro-brasileiras adotaram a aceitação do sincretismo religioso com a igreja católica como um dos seus mecanismos de resistência.

II. A criação de redes de solidariedade entre o povo de santo, simbolizada muitas vezes pela proteção mútua das comunidades-terreiros, possibilitou a consolidação de uma identidade de colaboração entre diferentes grupos sociais.

III. O apagamento gradativo de elementos africanos nessas religiões para adaptar-se à sociedade nacional pode ser visto como uma “desagregação de memória coletiva negra”.

IV. A luta pela manutenção da tradição africana por meio de cultos afro-brasileiros ditos “puros” foi um dos caminhos seguidos por tais religiões nesse período.


Estão CORRETAS as afirmativas:

A

I e II, apenas.

B

I, II, III e lV.

C

I e IV, apenas.

D

I, Il e IV, apenas.