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Na obra Ensino Religioso: construção de uma proposta, João Décio Passos (2007, p. 54) s...

Na obra Ensino Religioso: construção de uma proposta, João Décio Passos (2007, p. 54) sistematiza a questão do ensino religioso no Brasil a partir de modelos de ensino. Segundo o autor, o modelo catequético é o mais antigo e relaciona-se, sobretudo, a contextos em que a religião gozava de hegemonia na sociedade, embora ainda sobreviva em muitas práticas atuais que continuam apostando nessa hegemonia, utilizando-se, por sua vez, de métodos modernos. O modelo teológico constrói-se no esforço de diálogo com a sociedade plural e secularizada e sobre bases antropológicas. O último modelo, ainda em construção, situa-se no âmbito das ciências da religião e fornece referências teóricas e metodológicas para o estudo e o ensino da religião como disciplina autônoma e plenamente inserida nos currículos escolares.


Por diversas razões, o ensino religioso ainda precisa superar obstáculos, e a formação docente não pode prescindir do modelo de ensino e da metodologia a ser aplicada. Entre os modelos elencados por Passos, é correto afirmar que o modelo

A

catequético é o mais adequado porque garante a execução do objetivo central do ensino religioso, qual seja, o proselitismo religioso.

B

das ciências da religião, adaptado à realidade brasileira, assegura a formação cidadã e cristã dos estudantes, ao buscar convertê-los a uma doutrina religiosa.

C

teológico, que substituiu o modelo das ciências da religião, pode ser implantado em âmbito nacional, já que traz referências teóricas e metodológicas para o estudo e o ensino da religião.

D

das ciências da religião fundamenta-se em uma cosmovisão transreligiosa, ou seja, ultrapassa as tradições religiosas e revela os elementos comuns a todas, em diálogo com a sociedade secular.

E

catequético apresenta uma cosmovisão plurirreligiosa e, embora esteja sob a responsabilidade de agentes vinculados à Igreja, opera em uma perspectiva de separação entre Estado e Igreja.