Questões de Concurso #1651795
1
Q1651795
Terapia Ocupacional Patologia dos Órgãos e Sistemas
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2018
Banca: FUNDEP Gestão de Concursos - FUNDEP
Prova: FUNDEP - Prefeitura de Pará de Minas - Terapeuta Ocupacional

A respeito das alterações nas funções do corpo que acompanham os processos degenerativos que se manifestam na idade adulta, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando a função alterada à abordagem da terapia ocupacional, conforme descrito por Nunes (In: DRUMMOND, A. F.; REZENDE, M. B., 2008).


COLUNA I


1. Distúrbios de equilíbrio e coordenação, ao exame físico, confirmou Romberg com 10 oscilações em 30 segundos, ausência de reflexos tendinosos, tremor no final dos movimentos de eumetria ou coordenação dedo–nariz, alargamento da base de sustentação na mobilidade e reações de proteção com deficiência moderada.

2. Condição neuropática, quando central, por lesão nas vias espinotalâmicas que carregam os impulsos, ainda pouco conhecida quanto às possíveis causas, mas os efeitos são altamente incapacitantes nas atividades básicas de vida diária e atividades instrumentais de vida diária, restringindo os movimentos e causando limitação de atividades.

3. Condição proveniente de alterações das funções do sistema nervoso central (SNC) está relacionada à diminuição da quantidade de unidades motoras disponíveis ou na redução da frequência de disparos elétricos nas unidades motoras, além da diminuição da capacidade aeróbica que depende das funções cardíacas e respiratórias.

4. Perturbações neuropáticas e polineuropatias em quadros sindrômicos de progressão leve a moderada, nos quais prevalece a incapacidade de recrutar as fibras musculares para execução dos movimentos, associada à fadiga, déficits de atenção e alterações na mobilidade por deficiência na manutenção postural.


COLUNA II


( ) A abordagem ecológica de organização da ação específica à tarefa e ao ambiente por meio da exploração ativa combinada com programa cinesioterápico de aumento da força muscular lento associado a atividades, produtos e tecnologias de assistência com pouco atrito de superfície durante o treinamento até ser atingida resistência muscular para o manuseio de qualquer tipo de material.

( ) A abordagem educativa foi voltada para o condicionamento físico com força de resistência lenta e progressiva, ao mesmo tempo em que foram treinadas as atividades de economia de energia, a intervenção baseou-se no controle diário por meio de uma ficha de controle com autorregistro, o que também estimulava a reflexão e mudança de comportamento.

( ) A abordagem envolvia manipulação bimanual ao vestir-se e ao utilizar utensílios de limpeza, como a vassoura, fazer força para torcer panos, pendurar roupas ou levantar panelas, com a abordagem neuroevolutiva combinada com a abordagem ecológica adaptativa e manobras cinesioterápicas de alongamento estático e balístico após a utilização de calor superficial.

( ) Abordagem neuroevolutiva com procedimentos voltados para a perda do controle dos movimentos, treinamento de habilidades com complexidade progressiva das funções manuais de alcance e manipulação bimanual, além posições variadas começando pela posição mais estável sentada e culminando na posição de gato sem apoio dos membros superiores e inferiores em equilíbrio em superfície instável.


Assinale a sequência CORRETA.

A

1 2 3 4

B

4 3 2 1

C

2 3 4 1

D

2 4 1 3