Questões de Concursos UFPA / DAVES / CEPS

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Questão 71634

Banco do Estado do Pará - PA (BANPARA/PA) 2005

Cargo: Motorista / Questão 1

Banca: UFPA / DAVES / CEPS

Nível: Fundamental

Percebe-se que o objetivo central do texto é

  • A.

    relatar histórias comuns nas salas de aula de meninos pobres.

  • B.

    mostrar como eram os professores, antigamente

  • C.

    revelar quais as chaves que uma criança de seis anos possui

  • D.

    mostrar todos os conceitos idiotas oferecidos às crianças, na escola

  • E.

    criticar como era, no passado, o ensino nas primeiras séries de leitura e escrita

Questão 71640

Banco do Estado do Pará - PA (BANPARA/PA) 2005

Cargo: Motorista / Questão 2

Banca: UFPA / DAVES / CEPS

Nível: Fundamental

É exemplo de "máxima sisuda" (ensinamento sério, conselho moral) encontrada na carta de ABC:

  • A.

    "'Paulina mastigou pimenta.'"

  • B.

    "'Fala pouco e bem: Ter-te-ão por alguém.'"

  • C.

    "Engano: as letras eram pequeninas e feias."

  • D.

    "Suportávamos esses horrores como um castigo."

  • E.

    "Chave de pobreza para uma criança de seis anos é terrível."

Questão 71645

Banco do Estado do Pará - PA (BANPARA/PA) 2005

Cargo: Motorista / Questão 3

Banca: UFPA / DAVES / CEPS

Nível: Fundamental

O segundo parágrafo começa com

"Suportávamos esses horrores como um castigo..."

Um desses horrores" refere-se

  • A.

    ao fato de Paulina mastigar pimenta.

  • B.

    à palmatória dos professores

  • C.

    às folhas percorridas inutilizadas.

  • D.

    às frases soltas da carta de ABC.

  • E.

    às crianças não conhecerem a pobreza pelo nome

Questão 71654

Banco do Estado do Pará - PA (BANPARA/PA) 2005

Cargo: Motorista / Questão 4

Banca: UFPA / DAVES / CEPS

Nível: Fundamental

Em "A preguiça é a chave da pobreza, afirmava-se ali", a palavra ali está referindo-se à

  • A.

    preguiça

  • B.

    chave da pobreza

  • C.

    classe dos meninos.

  • D.

    escola onde as crianças estudavam.

  • E.

    carta de ABC.

Questão 71659

Banco do Estado do Pará - PA (BANPARA/PA) 2005

Cargo: Motorista / Questão 5

Banca: UFPA / DAVES / CEPS

Nível: Fundamental

Um exemplo de que alunos de séries iniciais sentiam dificuldade em entender certas frases encontradas, antigamente, nas cartas de ABC encontra-se em:

  • A.

    O que ofereciam, porém, à nossa curiosidade infantil eram conceitos idiotas.

  • B.

    Conhecíamos pimenta e achávamos natural que a língua de Paulina estivesse ardendo

  • C.

    Suportávamos esses horrores como um castigo e inutilizávamos as folhas percorridas

  • D.

    Engano: as letras eram pequeninas e feias

  • E.

    Éramos realmente uns pirralhos bastante desgraçados.

Questão 71662

Banco do Estado do Pará - PA (BANPARA/PA) 2005

Cargo: Motorista / Questão 6

Banca: UFPA / DAVES / CEPS

Nível: Fundamental

O trecho "Mas que teria acontecido depois" expressa, acima de tudo,

  • A.

    Engano, porque as letras eram pequeninas e feias

  • B.

    desejo de saber o final da história.

  • C.

    tristeza, pelo que aconteceu com Paulina.

  • D.

    revolta, porque a historia só contava o que todos já sabiam.

  • E.

    censura, pelo uso de frases soltas na carta de ABC

Questão 71666

Banco do Estado do Pará - PA (BANPARA/PA) 2005

Cargo: Motorista / Questão 7

Banca: UFPA / DAVES / CEPS

Nível: Fundamental

Da leitura do texto, deduz-se que o ensino nas primeiras séries, antigamente, era

  • A.

    adequado ao nível dos alunos

  • B.

    muito agradável.

  • C.

    desprestigiado

  • D.

    problemático

  • E.

    muito abrangente

Questão 71670

Banco do Estado do Pará - PA (BANPARA/PA) 2005

Cargo: Motorista / Questão 8

Banca: UFPA / DAVES / CEPS

Nível: Fundamental

A vírgula serve para separar uma citação em:

  • A.

    e, fugindo a elas, encontrávamos num papel de embrulho o alfabeto

  • B.

    O que ofereciam, porém, à nossa curiosidade infantil eram conceitos idiotas

  • C.

    o exercício da soletração, cantado, embrutecia a gente,

  • D.

    "A preguiça é a chave da pobreza", afirmava-se ali

  • E.

    Três faixas verticais borravam a capa, duras, antipáticas;

Questão 71673

Banco do Estado do Pará - PA (BANPARA/PA) 2005

Cargo: Motorista / Questão 9

Banca: UFPA / DAVES / CEPS

Nível: Fundamental

Em

“Fala pouco e bem: Ter-te-ão por alguém. Esse Terteão para mim era um homem,...”

entende-se que

  • A.

    Ter-te-ão não tem relação com o verbo ter.

  • B.

    alunos que estão aprendendo a ler têm dificuldade em entender expressões como "Ter-te-ão".

  • C.

    o Terteão não tinha razão para aparecer nas páginas do folheto

  • D.

    Terteão não era uma pessoa querida na classe de alfabetização.

  • E.

    Terteão ficava sem sentido no folheto, porque aparecia na última página

Questão 71677

Banco do Estado do Pará - PA (BANPARA/PA) 2005

Cargo: Motorista / Questão 10

Banca: UFPA / DAVES / CEPS

Nível: Fundamental

Observa-se que uma idéia expressa a conseqüência de uma causa em:

  • A.

    Suportávamos esses horrores como um castigo.

  • B.

    O exercício de soletração, cantado, embrutecia a gente.

  • C.

    Chave de pobreza para uma criança de seis anos é terrível.

  • D.

    O que ofereciam, porém, à nossa curiosidade infantil eram conceitos idiotas.

  • E.

    "Paulina mastigou pimenta".