Questões de Concursos Universidade Federal do Pará - PA (UFPA/PA)

Ver página UFPA/PA Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1113160

Concurso UFPA Administrador 2019

Questão 11

UFPA / DAVES / CEPS

Nível Superior

O Decreto nº 9.094, de 17 de julho de 2017, regulamenta dispositivos da Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017 , dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos, institui o Cadastro de Pessoas Físicas - CPF como instrumento suficiente e substitutivo para a apresentação de dados do cidadão no exercício de obrigações e direitos e na obtenção de benefícios, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma e da autenticação em documentos produzidos no País e institui a Carta de Serviços ao Usuário. (Redação dada pelo Decreto nº 9.723, de 2019). Os órgãos e as entidades do Poder Executivo federal observarão as seguintes diretrizes nas relações entre si e com os usuários dos serviços públicos.


  • A.

    I – presunção de boa-fé; II – compartilhamento de informações, nos termos da lei; III – atuação integrada e sistêmica na expedição de atestados, certidões e documentos comprobatórios de regularidade; IV – racionalização de métodos e procedimentos de controle; V – eliminação de formalidades e exigências cujo custo econômico ou social seja superior ao risco envolvido; VI – aplicação de soluções tecnológicas que visem a simplificar processos e procedimentos de atendimento aos usuários dos serviços públicos e a propiciar melhores condições para o compartilhamento das informações e VII – utilização de linguagem clara, que evite o uso de siglas, jargões e estrangeirismos, somente.


  • B.

    I – presunção de boa-fé; II – compartilhamento de informações, nos termos da lei; III – atuação integrada e sistêmica na expedição de atestados, certidões e documentos comprobatórios de regularidade; IV – racionalização de métodos e procedimentos de controle; V – eliminação de formalidades e exigências cujo custo econômico ou social seja superior ao risco envolvido; VI – aplicação de soluções tecnológicas que visem a simplificar processos e procedimentos de atendimento aos usuários dos serviços públicos e a propiciar melhores condições para o compartilhamento das informações e VII – articulação com os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e os outros Poderes para a integração, racionalização, disponibilização e simplificação de serviços públicos, somente.


  • C.

    I – presunção de boa-fé; II – compartilhamento de informações, nos termos da lei; III – atuação integrada e sistêmica na expedição de atestados, certidões e documentos comprobatórios de regularidade; IV – eliminação de formalidades e exigências cujo custo econômico ou social seja superior ao risco envolvido; V – aplicação de soluções tecnológicas que visem a simplificar processos e procedimentos de atendimento aos usuários dos serviços públicos e a propiciar melhores condições para o compartilhamento das informações; VI – utilização de linguagem clara, que evite o uso de siglas, jargões e estrangeirismos; e VII – articulação com os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e os outros Poderes para a integração, racionalização, disponibilização e simplificação de serviços públicos, somente.


  • D.

    I – presunção de boa-fé; II – compartilhamento de informações, nos termos da lei; III – atuação integrada e sistêmica na expedição de atestados, certidões e documentos comprobatórios de regularidade; IV – racionalização de métodos e procedimentos de controle; V – eliminação de formalidades e exigências cujo custo econômico ou social seja superior ao risco envolvido; VI – aplicação de soluções tecnológicas que visem a simplificar processos e procedimentos de atendimento aos usuários dos serviços públicos e a propiciar melhores condições para o compartilhamento das informações; VII – utilização de linguagem clara, que evite o uso de siglas, jargões e estrangeirismos; e VIII – articulação com os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e os outros Poderes para a integração, racionalização, disponibilização e simplificação de serviços públicos.


  • E.

    I – presunção de boa-fé; II – compartilhamento de informações, nos termos da lei; III – racionalização de métodos e procedimentos de controle; IV – eliminação de formalidades e exigências cujo custo econômico ou social seja superior ao risco envolvido; V – aplicação de soluções tecnológicas que visem a simplificar processos e procedimentos de atendimento aos usuários dos serviços públicos e a propiciar melhores condições para o compartilhamento das informações; VI – utilização de linguagem clara, que evite o uso de siglas, jargões e estrangeirismos; e VII – articulação com os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e os outros Poderes para a integração, racionalização, disponibilização e simplificação de serviços públicos, somente.


Questão de Concurso - 1113171

Concurso UFPA Administrador 2019

Questão 17

UFPA / DAVES / CEPS

Nível Superior

Cinco crianças identificadas pelas letras A, B, C, D e E participam de um jogo, que consiste em passar uma bola de uma para outra de acordo com as regras: A sempre passa a bola para B; B sempre passa para D; C sempre passa para A; D sempre passa para E e E sempre passa para C. Se o jogo inicia por B, é correto afirmar que, após 123 passagens, a bola encontra-se com o jogador

  • A. A.
  • B. B.
  • C. C.
  • D. D.
  • E. E.

Questão de Concurso - 1039503

Concurso UFPA Analista de Tecnologia da Informação - Área Desenvolvimento de Web 2018

Questão 11

Universidade Federal do Pará (UFPA)

Nível Superior

De acordo com a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e suas alterações, que dispõem sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC, observados os seguintes preceitos:
  • A. I – interesse da administração; II – equivalência de vencimentos; III – manutenção da essência das atribuições do cargo; IV – vinculação entre os graus de responsabilidade e complexidade das atividades; e V – mesmo nível de escolaridade, especialidade ou habilitação profissional, exclusivamente.
  • B. I – interesse da administração; II – equivalência de vencimentos; III – manutenção da essência das atribuições do cargo; IV – vinculação entre os graus de responsabilidade e complexidade das atividades; V – mesmo nível de escolaridade, especialidade ou habilitação profissional; e VI – compatibilidade entre as atribuições do cargo e as finalidades institucionais do órgão ou entidade.
  • C. I – interesse da administração; II – equivalência de vencimentos; III – manutenção da essência das atribuições do cargo; IV – vinculação entre os graus de responsabilidade e complexidade das atividades; e V – compatibilidade entre as atribuições do cargo e as finalidades institucionais do órgão ou entidade, exclusivamente.
  • D. I – interesse da administração; II – equivalência de vencimentos; III – vinculação entre os graus de responsabilidade e complexidade das atividades; IV – mesmo nível de escolaridade, especialidade ou habilitação profissional; e V – compatibilidade entre as atribuições do cargo e as finalidades institucionais do órgão ou entidade, exclusivamente.
  • E. I – equivalência de vencimentos; II – manutenção da essência das atribuições do cargo; III – vinculação entre os graus de responsabilidade e complexidade das atividades; IV – mesmo nível de escolaridade, especialidade ou habilitação profissional; e V – compatibilidade entre as atribuições do cargo e as finalidades institucionais do órgão ou entidade, exclusivamente.

Questão de Concurso - 901973

Concurso UFPA Assistente Administrativo 2017

Questão 11

Universidade Federal do Pará (UFPA)

Nível Médio

O processo orçamentário do Governo Federal compreende a elaboração e execução das leis do Plano Plurianual (PPA), das Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA). Em relação ao PPA, LDO e LOA, é CORRETO afirmar:
  • A. O PPA é um planejamento de longo prazo que deve coincidir com o mandato do presidente da República.
  • B. A LDO faz a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo central.
  • C. Dentre os assuntos compreendidos na LOA estão as metas e prioridades da administração pública federal.
  • D. A LOA compreende os orçamentos fiscais, da seguridade social e de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha maioria do capital social com direito a voto.
  • E. PPA, LDO e LOA são leis de iniciativa do Poder Legislativo, votadas em dois turnos no Congresso Nacional e aprovadas pela maioria simples dos parlamentares e encaminhadas para sanção ou veto do presidente da República.

Questão de Concurso - 901974

Concurso UFPA Assistente Administrativo 2017

Questão 12

Universidade Federal do Pará (UFPA)

Nível Médio

As receitas públicas classificam-se nas seguintes categorias econômicas: correntes e de capital. Em relação às receitas públicas, relacione a coluna 1 com a coluna 2, do quadro abaixo.

A sequência CORRETA é

  • A. I – I – I – II – II – I – II.
  • B. I – I – II – II – I – I – II.
  • C. I – I – II – I – II – I – II.
  • D. II – I – II – I – II – I – I.
  • E. II – I – II – I – II – II – I.

Questão de Concurso - 901991

Concurso UFPA Assistente Administrativo 2017

Questão 29

Universidade Federal do Pará (UFPA)

Nível Médio

De acordo com Dias (2008, p. 192), o inventário é a contagem física dos itens de estoque e produtos em processo. Em relação ao inventário, é CORRETO afirmar:
  • A. Inventários gerais referem-se a contagens realizadas ao longo do ano, com maior frequência, porém concentradas cada mês em menor quantidade de itens.
  • B. Inventários rotativos são operações de duração relativamente prolongada, por incluírem quantidades elevadas de itens.
  • C. Inventário rotativo possibilita melhores condições de análise das causas de ajuste visando ao melhor controle.
  • D. Inventários gerais facilitam as reconciliações e análises das causas de divergências.
  • E. Inventários rotativos abrangem alguns itens, de poucas categorias de estoque e matéria-prima.

Questão de Concurso - 903218

Concurso UFPA Técnico de Tecnologia da Informação 2017

Questão 28

Universidade Federal do Pará (UFPA)

Nível Médio

Sobre o barramento PCI-Express 16x, é CORRETO afirmar que
  • A. é geralmente utilizado para transmissão de dados de rede no computador para melhorar a velocidade da conexão com a Internet.
  • B. substitui completamente os antigos padrões (AGP e PCI) nos computadores modernos, por ser mais barato.
  • C. é geralmente utilizado em uma placa de vídeo dedicada, melhorando o desempenho dos softwares que dependem de renderização gráfica.
  • D. é uma versão melhorada do barramento PCI, sendo assim, utilizado para conexão de vários periféricos de entrada e saída (interfaces humano computador), melhorando o desempenho do computador.
  • E. é exclusivo para conexão com o chipset do computador, uma vez que há necessidade de troca rápida de informação entre os componentes do computador.

Questão de Concurso - 903667

Concurso UFPA Técnico em Contabilidade 2017

Questão 27

Universidade Federal do Pará (UFPA)

Nível Médio

Determinada empresa, proprietária de uma jazida cuja extração anual corresponde a 10.000 toneladas, tem esta registrada contabilmente pelo valor de R$ 5.000.000,00, assim como sua capacidade total de produção é de 100.000 toneladas. Com base nesses dados é CORRETO afirmar:
  • A. Será contabilizado, de exaustão anual, o valor de R$ 500.000,00.
  • B. A depreciação acumulada mensal corresponde a 10% do valor do bem.
  • C. Por se tratar de recurso natural finito, não se contabiliza a sua exaustão.
  • D. A exaustão será contabilizada como custo mensal no valor de R$ 50.000,00.
  • E. Ao final da exploração, o bem será baixado com o valor residual de R$ 1.500.000,00.

Questão de Concurso - 901996

Concurso UFPA Assistente Administrativo 2017

Questão 34

Universidade Federal do Pará (UFPA)

Nível Médio

De acordo com Viana (2006, p. 51), a classificação é o processo de aglutinação de materiais por características semelhantes e uma boa classificação de materiais deve considerar alguns atributos. Representam apenas atributos da classificação de materiais:
  • A. Abrangência, flexibilidade e praticidade.
  • B. Demanda, flexibilidade e praticidade.
  • C. Importância, abrangência e flexibilidade.
  • D. Abrangência, codificação e praticidade.
  • E. Praticidade, valor e rotatividade.

Questão de Concurso - 903174

Concurso UFPA Técnico de Laboratório - Área: Biologia 2017

Questão 34

Universidade Federal do Pará (UFPA)

Nível Médio

O trabalho com microrganismos capazes de causar doenças em seres humanos ou em animais de laboratório sem apresentar risco grave aos trabalhadores, comunidade ou ambiente deve ser feito em laboratórios com nível de biossegurança
  • A. NB1.
  • B. NB2.
  • C. NB3.
  • D. NB2 ou NB3.
  • E. NB4.