A medicina veterinária vem se desenvolvendo rapidamente, especialmente a radiologia vet...

A medicina veterinária vem se desenvolvendo rapidamente, especialmente a radiologia veterinária. As solicitações de radiografias de cães e gatos estão entre as principais solicitações. Em relação a forma do crânio no cão existe uma variação acentuada. Os termos utilizados para designar essas diferentes formas são:

A

Raças dolicocefálicas, como pastor alemão e beagle, têm as cabeças estreitas com uma extensa cavidade nasal de rostral a caudal. Raças mesaticefálicas, como collie e wolfhound russo, têm cabeças de proporção média. Raças braquicefálicas, como boston terrier e pequinês, têm cabeças largas e curtas.

B

Raças dolicocefálicas, como collie e wolfhound russo, têm as cabeças estreitas com uma extensa cavidade nasal de rostral a caudal. Raças mesaticefálicas, como pastor alemão e beagle, têm cabeças de proporção média. Raças braquicefálicas, como boston terrier e pequinês, têm cabeças largas e curtas.

C

Raças dolicocefálicas, como boston terrier e pequinês, têm as cabeças estreitas com uma extensa cavidade nasal de rostral a caudal. Raças mesaticefálicas, como pastor alemão e beagle, têm cabeças de proporção média. Raças braquicefálicas, como collie e wolfhound russo, têm cabeças largas e curtas.

D

Raças de grande porte e pequeno porte.

E

Raças de cabeça arredondada. Raças de cabeça chata. Raças de cabeça oval.