Mormo é uma doença contagiosa e geralmente fatal, causada pela bactéria Burkholderia mallei, de curso agudo ou crônico, que acomete principalmente os equídeos, podendo ou não vir acompanhada por sintomas clínicos, e para qual não há tratamento eficaz para a eliminação do agente nos animais portadores. Desta forma, de acordo com a Instrução Normativa N. 06, 16 de janeiro de 2018, marque a alternativa INCORRETA:
Será considerado caso confirmado de mormo o equídeo que apresentar resultado positivo nos testes de triagem e complementar de diagnóstico ou somente no teste complementar.
Será considerado caso confirmado de mormo o equídeo que apresentar resultado positivo no teste de triagem, estando o animal em uma unidade epidemiológica onde haja foco de mormo e apresentando quadro clínico compatível com mormo.
Será considerado caso confirmado de mormo o equídeo que apresentar detecção da bactéria Burkholderia mallei por meio de método microbiológico ou molecular.
Todo foco de mormo deverá ser obrigatoriamente eliminado, realizando-se eutanásia dos casos confirmados de mormo.
Cabe ao proprietário do animal eutanasiado proceder o enterramento do cadáver no próprio local e a desinfecção das instalações e fômites, podendo ser realizada sem a supervisão do veterinário oficial que acompanhou a eutanásia.