O manejo dos pastos pode ser realizado de forma eficiente, independentemente do método de pastejo adotado: lotação contínua (quando os animais ficam permanentemente no pasto) ou lotação rotacionada (quando os animais permanecem nos piquetes durante um período de ocupação e depois saem do pasto para um período de descanso).
Sobre o conceito de lotação contínua, é correto afirmar:
Nesse método de pastejo, pastos pequenos também devem ser piqueteados de forma a aumentar as distâncias a serem percorridas pelo animal, permitindo que áreas de forragem sejam subpastejadas.
Método de lotação contínua pode ser utilizado somente para gado leiteiro e não necessita de grandes implantações.
Normalmente capins de porte cespitoso (que formam touceiras) adaptam-se melhor à lotação contínua, enquanto capins de hábito prostrado são mais facilmente manejados em pastos sob lotação rotacionada.
Na lotação contínua, a carga de animais (taxa de lotação) deve ser variável, onde se devem colocar mais animais quando o pasto está crescendo muito.
Sob lotação contínua, deve-se trabalhar com duas condições de pasto: momento da entrada dos animais (condição pré-pastejo) e saída dos animais (condição pós-pastejo).