Imagem de fundo

Assinale a alternativa que indica o risco atribuível para a...

As questões 54 e 55 estão relacionadas ao enunciado apresentado a seguir.

Na área rural de um município foi constatada uma doença da esfera reprodutiva nos rebanhos de bovinos, caracterizada pela ocorrência de abortamentos, natimortalidade, nascimentos de produtos a termo debilitados que morrem nos primeiros dias de vida, repetições de cio e infertilidade. A equipe técnica do município, suspeitou que a ocorrência da doença estivesse associada a presença de capivaras nos pastos frequentados pelos bovinos. Para esclarecer a hipótese foi realizado um inquérito sorológico da doença nos rebanhos do município e aplicado um questionário aos proprietários dos rebanhos aonde era levantada a informação sobre a presença de capivaras nos pastos utilizados pelos bovinos. Os resultados obtidos foram organizados na tabela apresentada a seguir.

Tab. 2 – Bovinos de propriedades rurais do município segundo o resultado do teste sorológico aplicado à doença da esfera reprodutiva e à informação da presença de capivaras nos pastos frequentados pelos bovinos.



Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que indica o risco atribuível para a associação entre a presença de capivaras e o resultado positivo para a doença da esfera reprodutiva nos bovinos.


A

0,0263.


B

0,8980.


C

0,9231.


D

0,9250.


E

9730.