Os estudos apontam que há um crescimento da produção animal para corte no Brasil. Tal crescimento se traduz no surgimento de um número crescente de abatedouros, seja de bovinos, suínos ou de aves. Dessa forma, é importante ter ciência de que o abatedouro frigorífico compreende:
o estabelecimento destinado ao abate dos animais produtores de carne, à recepção, à manipulação, ao acondicionamento, à rotulagem, à armazenagem e à expedição dos produtos oriundos do abate, dotado de instalações de frio industrial, podendo realizar o recebimento, a manipulação, a industrialização, o acondicionamento, a rotulagem, a armazenagem e a expedição de produtos comestíveis e não comestíveis.
a unidade destinada à elaboração de derivados cárneos em que deverá ser realizada a industrialização de produtos comestíveis, a rotulagem, a armazenagem e a expedição de tais produtos, podendo realizar a industrialização, o acondicionamento, a rotulagem, a armazenagem e a expedição de produtos derivados comestíveis.
o estabelecimento destinado, de forma restrita, à armazenagem e à expedição dos produtos oriundos do abate, podendo realizar, exclusivamente, o acondicionamento, a armazenagem e a expedição de produtos comestíveis e não comestíveis.
a unidade de beneficiamento de carne e produtos cárneos e o estabelecimento destinado à recepção, à manipulação, ao acondicionamento, à rotulagem, à armazenagem e à expedição de carne e produtos cárneos, podendo realizar industrialização de produtos comestíveis e o recebimento, a manipulação, a industrialização, o acondicionamento, a rotulagem, a armazenagem e a expedição de produtos não comestíveis.