Imagem de fundo

Sobre a anatomia do sistema respiratório, assinale a alternativa INCORRETA.

Sobre a anatomia do sistema respiratório, assinale a alternativa INCORRETA.

A

No bovino, o tegumento da região rostral é modificado para formar o plano nasolabial liso e sem pelos. A mucosa é coberta por um epitélio estratificado e cornificado, umedecido por glândulas serosas da mucosa.

B

No equino, um septo ósseo divide o seio maxilar em um compartimento rostral menor (sinus maxillaris rostralis) e um compartimento caudal maior (sinus maxillaris caudalis). O assoalho dos seios maxilares é perfurado pelos alvéolos dentários dos últimos três dentes molares.

C

A traqueia se prolonga desde a cartilagem cricóidea da laringe até sua bifurcação. Ela compõe-se de uma série de cartilagens hialinas em forma de “C” conectadas por ligamentos. A quantidade de cartilagens traqueais varia também entre indivíduos, havendo entre 48 a 60 nos equinos, bovinos, caprinos e ovinos.

D

A abertura (ádito da laringe) para a cavidade laríngea é delimitada pela epiglote, pela prega ariepiglótica (plica aryepiglottica) e pelas cartilagens aritenóideas. A abertura laríngea conduz à ampla antecâmara ou vestíbulo da laringe.

E

Os lobos do pulmão são definidos pela ramificação da árvore brônquica. De acordo com esse sistema, no equino, o pulmão esquerdo é dividido em um lobo cranial e um lobo caudal. Além dos lobos cranial e caudal, o pulmão direito possui um lobo médio e um lobo acessório.