É CORRETO afirmar sobre a epidemiologia analítica:
Seu objetivo maior, que preside e dá sentido ao pensamento desenvolvido sob sua cobertura, é o conhecimento das causas determinantes das doenças que não afetam grupos expressivos de pessoas.
Seus conhecimentos próprios têm como ponto final os da epidemiologia descritiva, formando, por sua vez, uma base informativa sobre a qual se assentam o controle e a prevenção de doenças.
O método da epidemiologia é científico e, considerando que esse método assume em cada investigação particular as idiossincrasias do objeto investigado, pode-se especificar uma variante do método, intrinsecamente associada à epidemiologia sob a denominação de método epidemiológico.
A definição, inspirada em um trecho de Newton, afirma que a epidemiologia analítica é a parte da epidemiologia que busca aumentar os fatos simples observáveis, nas situações globais de doença que afetam comunidades, e determinar as relações entre esses fatos.
A atividade acadêmica, a vigilância epidemiológica e o exercício da medicina clínica não são complementares no processo de levantamento de problemas. Essa atividade, portanto, não gera conhecimento de interesse epidemiológico.