Randomização, também denominada de aleatorização ou casualização, consiste na alocação por um processo de decisão ao acaso de pessoas ou conglomerados para compor os grupos de estudo e de controle. O procedimento é utilizado tanto para anular as variáveis suspeitas como as não suspeitas de serem confundidoras. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.
A verificação do êxito da randomização deve ser feita através da comparação das características básicas dos grupos experimental e de controle com os dados da população de origem dos grupos em estudo.
Na randomização simples, são formados pares de participantes e a alocação ao acaso é feita no interior do par.
Na randomização estratificada, os estratos são formados previamente e a escolha aleatória dos indivíduos é feita dentro de cada estrato para variáveis não suspeitas de serem confundidoras.
A randomização em blocos caracteriza-se pela formação de blocos de número fixo de indivíduos, sendo que essa técnica é utilizada para estudos com grande número de participantes para garantir que o número de alocações para os grupos experimental e de controle fiquem equilibradas.
A randomização é aplicável nos estudos experimentais randomizados.