

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Na infecção por Haemonchus contortus em ovinos é comumente observado edema submandibular. Esta alteração clínica se dá em razão de:
Diarreia com compensação do organismo em reter líquidos.
Pela lesão que o verme causa na mucosa do abomaso, fazendo com que o sangue seja acumulado nas “partes baixas” no animal.
Diminuição na concentração de proteínas plasmáticas e alteração do equilíbrio da pressão osmótica.
Pela elevação na concentração de imunoglobulinas com IgG e IgM, que atuam sobre o verme, formando complexos imunes que irão se acumular nos linfonodos regionais.
O edema submandibular ocorre porque o verme, ao realizar a hematofagia, induz uma resposta imune caracterizada pela ativação de macrófagos a atividade fagocitária.