Imagem de fundo

A esporotricose é uma micose cutânea ou subcutânea, de evolução subaguda ou crônica, ca...

1
Q1910699
Teclas de Atalhos
Compartilhar
Ano: 2021
Banca: Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos - IMPARH
Prova: IMPARH - Prefeitura de Fortaleza - Médico Veterinário - 2021

A esporotricose é uma micose cutânea ou subcutânea, de evolução subaguda ou crônica, causada pelo fungo do Complexo Sporothrix, espécies schenckii e brasiliensis. Pesquisadores apontam tratar-se de uma zoonose em franco crescimento e ainda negligenciada pelo setor público. Sobre essa doença, é CORRETO afirmar.

A

A esporotricose pode acometer diversas espécies de animais e já foi descrita em equinos, cães, felinos, bovinos, suínos, camelos, primatas e no homem, sendo uma doença de notificação compulsória apenas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco.

B

A espécie S. brasiliensis foi considerada mais virulenta em modelos animais, fazendo com que a invasão de tecidos ocorra de forma rápida, com altas taxas de letalidade. Em temperaturas de 25 a 30°C, o fungo apresenta-se sob a forma de hifas nos componentes do ambiente, porém, à temperatura de 37°C, assume a forma parasitária de levedura que se multiplica nas lesões de pele.

C

Gatos e cães têm importante papel epidemiológico na transmissão e propagação da doença, principalmente os gatos não castrados e de livre acesso à rua, uma vez que as lesões cutâneas nessas espécies contêm grande quantidade de células fúngicas infectantes e os caracterizam como notáveis fontes de infecção.

D

O diagnóstico da enfermidade é realizado através de exames presuntivos associados aos complementares como a citologia, exame de cultura micológica, histopatologia, provas sorológicas, testes intradérmicos, inoculação em animais e na reação em cadeia de polimerase. No entanto, a histopatologia é o método definitivo para o diagnóstico da esporotricose.