A maioria dos carboidratos encontrados na dieta dos ruminantes ou provenientes de sua degradação no rúmen podem ser transformados em glicose, a qual, por sua vez, é convertida a ácido pirúvico (ou piruvato). O piruvato é o principal produto intermediário da conversão dos carboidratos totais em ácidos graxos voláteis (AGVs), CO2 e metano (CH4). Acerca do metabolismo energético em ruminantes, analise as afirmativas abaixo:
I. O ácido acético constitui a maior parte do total de AGVs produzidos no rúmen, independentemente do tipo de ração que o animal está recebendo.
II. A síntese do butirato ocorre a partir de acetato ou a partir de compostos que dão origem ao acetil-CoA, tal como o piruvato.
III. A produção do propionato é a principal via de eliminação de H+ e elétrons no rúmen, sendo feita por dois mecanismos principais que envolvem a formação de oxalacetato e succinato ou a transformação do acrilato em propionato.
IV. O metabolismo basal reflete a mínima produção de calor necessária para que ocorram os processos vitais de um animal saudável, em jejum e em repouso.
V. Se as quantidades de ácidos acético, propiônico e butírico são conhecidas, as quantidades de estimadas de CO2, H+ e CH4 produzidas pela fermentação ruminal podem ser calculadas.
Estão CORRETAS:
Apenas I e II.
Apenas I, II e III.
Apenas I, II e IV.
Apenas II, III e V.
Apenas I, II, III e IV.