A fasciolose é uma infecção parasitária que tem como agente etiológico principal a espécie Fasciola hepatica. A fasciolose é uma enfermidade de elevado potencial zoonótico que causa grandes perdas econômicas, em várias espécies de animais domésticos. No estado do Espírito Santo, é considerada uma enfermidade endêmica, em algumas regiões, devido ao clima favorável à manutenção do ciclo biológico da Fasciola hepatica, sendo registradas, em alguns municípios, altas taxas de condenação de fígados parasitados durante o abate dos animais em matadouros e frigoríficos. Com relação à etiologia, patogenia e epidemiologia da fasciolose, analise as afirmativas abaixo e considere (V) para afirmativas VERDADEIRAS e (F) para afirmativas FALSAS.
( ) Fasciola hepatica é um cestoda com corpo achatado e aspecto foliáceo que acomete principalmente o fígado e ductos biliares, causando necrose e fibrose dessas estruturas.
( ) Fasciola hepatica é um parasito que apresenta um cone cefálico e ausência de ventosas.
( ) Os indivíduos da espécie Fasciola hepatica se instalam nos ductos biliares de bovinos e ovinos (podendo parasitar equídeos, bubalinos, humanos, entre outros vertebrados).
( ) Moluscos aquáticos do gênero Lymnaea atuam como hospedeiro intermediário da Fasciola hepatica.
( ) A fasciolose é uma antropozoonose, sendo os humanos descritos como hospedeiros ocasionais da Fasciola hepatica, e a infecção ocorre por meio da ingestão de água ou vegetais aquáticos contendo as metacercárias.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses:
V, V, F, F, V.
F, F, V, V, V.
V, F, F, V, F.
F, V, V, V, F.
V, F, V, F, V.