Os fármacos agonistas alfa-2-adrenérgicos são substâncias derivadas da tiazina que exercem ação sedativa miorrelaxante e analgésica dose-dependente. Sobre os tipos de fármacos agonistas alfa-2-adrenergicos, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Xilazina.
2. Detomidina.
3. Medetomidina.
4. Dexmedetomidina.
( ) Esse fármaco é amplamente empregados em equinos, entretanto, seu uso no exterior não é aprovado para cães e gatos.
( ) O período de latência da sedação, da analgesia e do relaxamento muscular é curto após a administração intramuscular em cães e gatos. Em cães, 30ug/kg determinam sedação em 5 minutos, com período hábil de 1 a 2 horas. Nos gatos, com 50ug/kg, a sedação ocorre em 15 minutos, com período hábil de 1 a 2 horas.
( ) É um agonista alfa-2-adrenérgico superseletivo, apresentando relação de seletividade entre os receptores alfa-2: alfa-1 de 1.600:1, com importante ação sedativa e analgésica. Seu uso em anestesia geral balanceada ou intravenosa diminui de maneira considerável o consumo de agentes hipnóticos, opioides e anestésicos inalatórios.
( ) É um fármaco lipossolúvel, de baixo peso molecular (256,79), que apresenta rápida penetração e ligação aos receptores no Sistema Nervoso Central (SNC). Após sua administração intravenosa em cães, ocorre diminuição da frequência cardíaca, elevação transitória da pressão arterial (por 5 a 10 minutos) seguida de diminuição para valores similares ou sensivelmente mais baixos do que os valores basais, elevação na resistência vascular sistêmica e diminuição no debito cardíaco.
2 – 3 – 4 – 1.
3 – 2 – 1 – 4.
1 – 3 – 4 – 2.
4 – 1 – 2 – 3.